3º Passo

Abaixo você encontrará mais informações acerca dos 4 fatores comportamentais do teste D.I.S.C., que você acabou de fazer no site Mr. Coach. Os resultados apresentados são ilustrativos. É apenas o guia para melhor entendimento sobre os possíveis resultados.

Ah, algumas vezes você pode ter ficado em dúvida do que marcar como resposta, pois mais de uma resposta se adaptaria a você. Como respostas diferentes podem mudar os resultados, se você tiver ficado em dúvida no momento do preenchimento do teste, fique à vontade para refazê-lo, é gratuito e ilimitado.

Teste de Perfil Comportamental

Fator: Dominância

Relativo a controle, poder e assertividade.

Medo Básico: Falhar

Motivação: Poder e força

Valor para uma organização: Busca por resultado

Eficácia em vendas: Fechamento de negócios

Este perfil enfatiza a possibilidade de moldar o ambiente, superando oposições para alcançar resultados. Tende a ser mais objetivo quanto às suas metas, demonstrando mais interesse por evidências quantitativas e raciocínio lógico, enquanto mostra sinais de extroversão, falando alto e rápido.

Os altos "D" são pessoas enérgicas, de espírito forte e empreendedoras, que gostam de desafios, de entrar em ação e de obter resultados imediatos. São diretos, objetivos, assertivos e decisivos.

As predominâncias do fator Dominância: força do caráter, independência, irritação e negação a afetividade. Busca por resultados através do domínio, da independência e do poder. Valoriza nos outros a capacidade de concluir uma tarefa rapidamente, a força e o poder.

Usa para influenciar as pessoas: força de caráter, persistência, intimidação e direcionamento.

O que aborrece o perfil Dominância: lentidão e dependência.

O perfil Dominância prefere motivar as pessoas através do desafio e do estí­mulo a competição. Quando este perfil toma uma decisão, não volta atrás. Sua forma de se comunicar é curta e grossa e, por isso, muitas vezes pode se tornar impreciso e áspero.

Para explorar o seu potencial, o “D” requer:

• Receber tarefas complexas.
• Identificar-se com um grupo.
• Entender que precisam dos outros.
• Controlar o seu próprio ritmo.
• Apoiar as técnicas com a experiência.
• Argumentar para chegar às conclusões.
• Sofrer um impacto eventualmente.
• Buscar estar mais relaxado.


Fator: Influência  

Relativo às comunicações e às relações sociais.

Medo Básico: Rejeição

Motivação: Reconhecimento

Valor para uma organização: Trabalho com/para pessoas

Eficiência em vendas: Abertura de negócios

Este perfil enfatiza a possibilidade de moldar o ambiente, influenciando e persuadindo os demais. Tende a ser mais subjetivo quanto as suas metas, demonstrando mais interesse por evidências qualitativas e fatores humanos, enquanto mostra sinais de extroversão, falando alto e rápido.

Os altos "I" são voltados para as pessoas, gostam de participar de equipes, de compartilhar ideias, energizar e entreter os outros. São persuasivos, tolerantes, otimistas e buscam reconhecimento.

As predominâncias do fator Influência: confiança, entusiasmo e afetividade. Gostam de prestí­gio, status, aprovação e popularidade e admiram nas outras pessoas as suas habilidades de comunicação.

Usa para influenciar as pessoas: abordagem amigável com troca de elogios e de favores.

O que aborrece o perfil Influência: ambientes fixos, perda de reconhecimento social e ficar em desvantagem.

As pessoas com alto "I" precisam ter cuidado com o controle do tempo e das suas emoções, além de tentarem ser mais realistas. Elas são impulsivas nas tomadas de decisões, compartilham informações com facilidade e falam mais do que escutam. Delegam com facilidade, mas não gostam de controlar os outros.

Para explorar o seu potencial, o “I” requer:

• Tomar decisões objetivas.
• Criar prioridades e prazos.
• Ser mais realista ao elogiar os outros.
• Controlar o tempo, se a dimensão “D” ou “S” for baixa.
• Utilizar gerenciamento “mão na massa”.
• Ser mais firme com os demais, se a dimensão “D” for baixa.


Fator: Estabilidade       

Relativo à paciência e persistência.

Medo Básico: Mudanças

Motivação: Segurança

Valor para uma organização: Áreas de suporte ou serviços

Eficácia em vendas: Atendimento e auxí­lio

Este perfil enfatiza a possibilidade de cooperar com os demais dentro das circunstâncias existentes para realizar a tarefa. Ela enfatiza a possibilidade de moldar o ambiente, influenciando e persuadindo os demais. Tende a ser mais subjetiva quanto às suas metas, demonstrando mais interesse por evidências qualitativas e fatores humanos, enquanto mostra sinais de introversão, falando baixo e pausadamente.

Os altos "S" são pessoas úteis, que atuam nos bastidores, trabalhando de maneira consistente e previsível, sendo geralmente bons ouvintes. São organizados, cooperativos, amigáveis, pacientes e simpáticos.

As predominâncias do fator Estabilidade: moderadas, fáceis de lidar, previsí­veis, insistentes, estáveis e continuí­stas. São pessoas reservadas, que não falam mais do que o necessário; são calmas, questionadoras e costumam dar sugestões. Valorizam nas outras pessoas a capacidade delas de irem até o fim em um projeto ou trabalho.

Usa para influenciar as pessoas: sua determinação, tenacidade e consistência no desempenho.

O que aborrece o perfil Estabilidade: desorganização e ser obrigado a expor suas ideias rapidamente.

As pessoas com alto "S" costumam ser teimosas, conservadoras e muito disciplinadas. Demoram para tomar uma decisão, mas quando tomam, é muito difí­cil fazê-las mudar de ideia.

Para explorar o seu potencial, o “S” requer:

• Ser preparado para as mudanças
• Incentivar criatividade.
• Conhecer as diretrizes da tarefa.
• Validar seu próprio valor.
• Possuir colegas com competências e disposição semelhantes.
• Saber que os seus esforços pessoais estão contribuindo com o grupo.


Fator: Conformidade    

Relativo à estrutura e organização.

Medo Básico: Conflitos

Motivação: Regras e procedimentos

Valor para uma organização: Áreas técnicas e de qualidade

Eficácia em vendas: Contratos e aspectos técnicos da venda

Este perfil enfatiza a possibilidade de trabalhar conscientemente dentro das circunstâncias existentes para assegurar qualidade e precisão. Tende a ser mais objetivo quanto às suas metas, demonstrando mais interesse por evidências quantitativas e raciocí­nio lógico, enquanto mostra sinais de introversão, falando baixo e pausadamente.

Os altos “C” são defensores da qualidade e gostam de pensar à frente. Possuem abordagens mais sistemáticas, conferindo e reconferindo dados para maior precisão. São detalhistas, cuidadosos, interessados e corretos.

As predominâncias do fator Conformidade: mostram-se na defensiva, evitam confronto e costumam ser muito crí­ticas. Elas gostam de controle e de apresentar resultados exatos e sem erros. admiram nas outras pessoas o raciocí­nio lógico e a atenção aos detalhes.

Usa para influenciar as pessoas: argumentos lógicos e estabelecimento do ritmo de trabalho.

O que aborrece o perfil Conformidade: perder numa discussão.

As pessoas com alto “C” são lentas na tomada de decisões porque precisam de muitas evidências e não querem correr riscos. São pessoas fechadas e desconfiadas. Observam à distância na tentativa de preservar o seu conhecimento. Falam pouco e não se envolvem em conversar informais. Relutam em delegar e precisam sempre da aprovação dos outros.

Para explorar o seu potencial, o “C” requer:

• Conhecer exatamente suas atribuições.
• Conhecer as metas de desempenho.
• Receber feedback de desempenho.
• Planejar cuidadosamente.
• Programar avaliações de desempenho.
• Desenvolver tolerâncias aos conflitos.
• Respeitar os valores das outras pessoas e o que elas realizam.